segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Racional

A voz da experiência perguntou: "Mesmo apaixonada por ele, porque eu SEI que você está apaixonada por ele, você consegue ser racional assim?".
 
E ela respondeu com o pragmatismo de sempre, com a certeza que move as pessoas que sabem de si, que se conhecem a fundo, ela respondeu que sim, que seria racional, embora doesse muito. Ela sabia dos próprios limites, dos próprios critérios e sabia muito bem o que queria e o que não. Ela sabia que tudo na vida mudara desde que a vida mudara, e que ela não sobreviveria com as coisas correndo indeterminadamente e sem fim. Ela precisava de certezas, de terra firme, de chão para prosseguir. Ainda que não tivesse tudo sob controle, porque impossível ter, ela queria ter segurança e abrigo. Embora a esperança fosse infinita, a espera não seria, ela sempre soube disso. Se o timing para os dois não era perfeito, que o mundo girasse até que eles se encontrem novamente na hora certa ou que não se encontrem mais. Que haja oportunidade para ele ter alguém que receba menos, para ela ter alguém que entregue mais.  Ela respondeu que sabia que não suportaria o indefinido por muito tempo e que abriria mão (não sem dor, não sem sofrimento), mas que de dor e sofrimento ela entende e aguenta o tranco. Ela respondeu que seria racional por si mesma, por amor próprio, mas só quando houver convicção que se fez tudo que podia ser feito, até o limite último da razoabilidade. Porque ela é assim.

2 comentários:

Suelen Rauber disse...

Porque ela se tornou assim, e sendo assim, deve ela ter orgulho de sê-lo. Esse saber-se forte me regozija, Cele. Tu me disse outro dia que a dor pode vir, mas que eu não sofreria tanto com ela. Porque o que eu passei, o que tu passou, isso agora faz parte de nós. A gente mudou, a vida mudou e mudou a gente. Cada uma de uma maneira, claro. Mas mudamos. E nos tornamos mais fortes, mais senhoras de nós, mais capazes de escolhas, mais resistentes. Fico feliz por ti. E por mim. Que a gente siga escolhendo e sabendo que aguentamos o tirão.

Lilian Gratti disse...

simplesmente sensacional seu texto!
parabéns!!!
me vi nele...
posso repassar?!
adorei!
ah, cheguei aqui por causa do face da Mariana Brizeno!!!
conheci e adorei!
bj
da Li