terça-feira, 9 de agosto de 2011

A orquídea do deserto

Quão improvável seria uma orquídea nascer no deserto? Muitos sabem da necessidade de cuidados especiais desta espécie de flor: sol e temperaturas amenos, nada de luz direta. Como poderia crescer nas temperaturas cáusticas e na secura desérticas? Na luminosidade agressiva que cega? Como ela poderia nascer bonita a despeito de todos os obstáculos naturais? O que se sabe é que, mesmo assim, uma orquídea floresceu em meio ao nada e está lá brotando no deserto sua beleza em flor. Não se sabe o que fazer com ela, único exemplar da bravura da flora contra as adversidades ambientais, resultado de uma conjunção de improbabilidades que deu certo. O que é tradicionalmente dito sobre orquídeas, não serve para essa, porque ela é exceção, porque ela é surpresa e porque é única. Surgiu em ambiente inóspito, sobreviveu ignorando os péssimos prognósticos, e cresce com força e a olhos vistos. O desenvolvimento da orquídea do deserto é estarrecedor e paralisante. A sensação de não se saber como lidar com ela é constante. Medo de colocar água, de providenciar sombra, de refrigerar o ar ao redor, de colocá-la sob uma redoma, medo de que isso tudo estrague o milagre que é tê-la ali, que modifique o meio que propiciou sua vida. Medo de que ela simplesmente deixe de existir. Ter a orquídea no deserto é sublime e um pouco surreal, se se considerar quão extraordinária é a sua existência. Faz surgir um sentimento de recompensa, como se a simples visão desse milagre tornasse aqueles que vivem isso instantaneamente especiais. É a sensação de ser agraciado depois de ter andado tanto pelo deserto, depois de ter se perdido do caminho que seguia, de ter se afastado dos rumos que se havia traçado para si. Esbarrar com a orquídea do deserto é presente surpresa, é benção na vida, é raro, muito raro. Compreender que se vivencia um momento único basta para fazer feliz quem a contempla. Talvez seja este o objetivo da sua excepcional existência: fazer feliz aqueles que lhe pousam os olhos e mudar suas vidas completamente.
 
 
"Quando o mistério é muito impressionante, a gente não ousa desobedecer"
"Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões e milhões de estrelas, isso basta para que seja feliz quando as contempla"
"Vai rever as rosas. Tu compreenderás que a tua é a única no mundo"
"Ela sozinha é, porém mais importante que vós todas, pois foi a ela que eu reguei. Foi a ela que pus sob a redoma. Foi a ela que abriguei com o para vento. Foi dela que eu matei as larvas (exceto duas ou três por causa das borboletas). Foi a ela que eu escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. É a minha rosa."
"Foi o tempo que perdeste com a tua rosa que fez tua rosa tão importante. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa... "
"A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar"
"Será como a flor. Se tu amas uma flor que se acha numa estrela, é doce, de noite, olhar o céu. Todas as estrelas estão floridas."
(O pequeno príncipe)

3 comentários:

Sabrina Campos disse...

to te seguindo beijose uma boa semana.

Sabrina Campos disse...

to te seguindo beijose uma boa semana.

Sabrina Campos disse...

to te seguindo beijose uma boa semana.