terça-feira, 23 de agosto de 2011

Modus operandi

Não é fácil encarar a vida e distinguir verdade e ficção, realidade e sonho. Muitas vezes, criamos subterfúgios, escapatórias, saídas tangenciais, encobrimos as coisas com um véu ilusório para enxergar tudo de uma maneira mais fácil e que quase nunca correspondente ao que é de fato. Muitas vezes, damos o velho e bom jeitinho brasileiro ou incitamos a nossa veia lutadora, que nos faz crer - numa quase convicção - de que tudo, tudo, tudo vai dar pé mesmo que vá contra todas as possibilidades. Não é do nosso feitio entregar os pontos, nem desistir ante a burocracia, o inevitável, o intransponível. Fomos criados para não abrir mão nunca, para lutar até o fim, para termos a esperança sempre renovada, a fé no futuro melhor. Crescemos sonhando em confiança de que aquilo que mais desejamos vai acontecer, mais cedo ou mais tarde. E, se o que desejamos não acontece, o que se diz é que não era para ser, que o que é nosso está guardado e mais uma série de clichês. Quando a vida arteira puxa o tapete e vira tudo de ponta-cabeça, o que se ouve é que não se deve se indispor com a vontade de Deus e que é preciso ser persistente, forte e seguir acreditando. Somos inquebrantáveis, irredutíveis, somos esperançosos até o último suspiro. Bricamos de jogo do contente e rimos das dificuldades que a vida nos impõe. Escrevo tudo na primeira pessoa do plural porque me incluo nisso. Eu também sou assim. Acredito nessas coisas, perpetuo esses conceitos e vou até o depois do final do além para ter aquilo que desejo e com que sonho tanto, mesmo que me machuque - e muitas vezes as feridas são inevitáveis, mesmo que doa - o sofrimento é opcional, para poder depois, enfim, distribuir todos os sorrisos que a conquista traz.

4 comentários:

Selma Helena Lessa disse...

Grandes verdade Marcele! Beijo!

Isabelle disse...

Me incluo no grupo, mas queria às vezes ser mais "prudente" pra entender quando é o final e não seguir pra se machucar...embora também haja a possibilidade do outro lado :...e essa crença que nos faz seguir em frente.
beijo!!

Anônimo disse...

Distribuir os sorrisos depois das conquistas é o melhor de tudo nessa vida. Bjim

Lidiane Dantas

Anônimo disse...

Não, não e não!!! Detesto quando as pessoas se aproximam de nós quando perdemos uma pessoa querida e nos diz: "foi porque Deus quis". Isso é mentira!!! Onde já se viu?? Deus é vida e jamais contribuirá para a morte de alguém. O que acontece é que Deus não vai contra o livre arbítrio e não vai aparecer do nada para impedir ações humanas. Cabe a gente pedir proteção de tudo aquilo de ruim que pode nos atingir e que foge do nosso alcance. Pronto, falei!

Raquel Duarte