terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Desabafo de fim de ano

Ver o ano virar traz essa sensação de zerar os ponteiros, de começar tudo de novo, de renovar a esperança, de traçar novos projetos, de fazer pedidos e promessas... Ver o ano virar faz com que agradeçamos pelo que existe, por estarmos bem e com pessoas muito queridas ao lado, faz com que vejamos a dádiva que é a vida e seu correr no tempo... Ver o ano virar faz com que reflitamos também sobre o passado, sobre os saldos, sobre o que se viveu...
 
Pois bem. Eu também sinto tudo isso, mas confesso que, nessa última semana do ano, tenho pensado que em 2012 eu me tornarei mais uma balzaca. Os cabelos brancos, a pele flácida na pálpebra superior, as rugas ao redor da boca, as dobrinhas na barriga e o bumbum meio mole já haviam me alertado sobre o passar dos anos. Definitivamente, em 2012 eu serei uma mulher de trinta.
 
Aí, muitas vezes, eu me pego me sentindo muito, muito, muito mais velha. Enquanto as meninas da minha idade namoram, planejam casamentos e filhos, se despedem ou aproveitam a vida de solteira, sofrem e amam, viajam, farreiam, bebem, badalam na night, gastam (muito!) com roupas e sapatos e maquiagens, eu me pego preocupada com trocentas responsabilidades outras: orçamento familiar, matrícula e material escolar, prestação de apartamento... Eu me vejo constantemente somando e subtraindo números em busca de proporcionar o melhor para os pequenos e o mínimo para mim; fazendo cálculos mirabolantes no começo do mês e participando do "se vira nos 30" no final. É claro que tudo isso é, em parte, escolha pessoal e, em parte, surpresa do destino. É claro que eu não me arrependo de ser quem eu sou e de estar aqui.
 
Porém, ainda existe aqui a menina que eu sempre fui, disfarçada nesse corpo de mulher-mãe-advogada-donadecasa. Uma menina que precisa de colo, precisa de afago, precisa chorar (muitas vezes), precisa brincar e espairecer, precisa dividir o peso... Uma menina cheia de sonhos e ideais românticos e vontade de ser feliz. Aqui dentro mora uma menina que ainda acha que tem a vida inteira pela frente e acredita que há surpresas muito boas reservadas para ela num futuro próximo. Há uma menina em mim que carrega bravamente muito mais do que é capaz, equilibrando muitos pratos sobre varas e dançando o rebolation a fim de evitar que tudo vá ao chão. Às vezes, ela anda cabisbaixa, chutando pedrinhas; mas, em outras, sorri bonito, enrugando os olhos. A menina que mora em mim me faz encarar as coisas com leveza e a mulher me coloca os pés no chão e me dá opiniões formadas sobre tudo. A menina me diz que o que importa é ser feliz hoje e quer tudo para já. A mulher me impõe responsabilidades e previdência e me manda pensar cada vez mais no amanhã e me preparar para os nãos da vida. A menina se entrega, se joga, age no impulso e na vontade; e a mulher pondera, exige, reflete.
 
Talvez, chegar aos trinta seja realmente estar nesse meio do caminho, nesse ponto em que a juventude e a maturidade convergem e disputam espaço. Muito embora eu saiba que fui empurrada para o lado de lá há alguns anos, muito embora eu perceba o quanto a vida me exigiu sapiência financeira-intelectual-psicológica no tranco, eu continuo com alguns resquícios juvenis, que ainda me amarram a uma parte da minha vida que se vai cada vez mais de mim. Diante disso, eu desejo apenas não perder o brilho no olhar, o sorriso de menina, a fé que me empurra para frente mesmo carregando todos os pesares e apesares, e a esperança de dias melhores. Desejo que seja leve e que seja doce e que tenha paz. E isso é tudo.

10 comentários:

Anônimo disse...

Marcele, vc é uma pessoa muito bela. Ler seus textos é muuuuito bom. Desejo tudo de maravilhoso na sua vida. Fé sempre! Feliz 2012!

Anônimo disse...

Marcele nós temos medo desses 30, mas te digo uma coisa, foi o ano da coragem, a gente se sente mais que a super mulher. A coragem de fazer o que nunca fez chega junto com o 3.0. É muito bom. Parabéns pelo ano. Saúde e sucesso.

Lidiane Dantas

Idê Maciel disse...

Mas não se preocupe tanto assim, nem com os trinta que se avizinham, nem com os quarenta, cinquenta, sessenta, setenta que virão pra você. Também solte a menina que está presa em você e esquece a problemática econômico-financeira... O Brasil é o país do futuro e você é brasileira (LEIA NAS ENTRELINHAS, POR FAVOR!) Aprendi com minha mãe que "o pouco com Deus é muito", e vivi e vivo sempre assim e estou muito bem; até porque não é tão pouco assim no fim das contas. O mesmo ocorre em sua vida: tem gente que com o que voce tem sustenta dez (ia dizer cem pra rimar, mas ai perderia o tino da realidade, mesmo que ficase engraçado!)
Menina Marcele, você é tão abençoada, tão rica de dons e de bens, que nem de longe supõe... Bom, ainda não existem robôs para determinadas coisas, nem voce pôde me dar a casa de ouro dos seus sonhos infantis, porém deu-me um tesouro sem preço e eu louvo a Deus todos os dias e te abençoo por isso. Bjs e infinitas bênçaos. Mammis

Anônimo disse...

Que 2012 seja cheio de paz e saúde pra todos nós.
Beijos

Anônimo disse...

Impressionante como gosto de tudo que vc escreve.Admiro a sua maturidade(apesar de tão nova) e a mulher que transparece ser.Cheguei no blog navegando entre os faces e blogs da vida.Muitas alegrias, saúde,sabedoria, realizações e paz nesse ano de 2012.

Anônimo disse...

DESCULPE SE FUI AGRESSIVO NO TEXTO QUE TE MANDEI ONTEM E VC NÃO PUBLICOU.
è que como conheci seu marido, homem de garra e fibra, um homem de verdade, a Marcele que ele descrevia não é essa que vc descreve no texto.
Espero de coração que um dia vc volte a conhecer um homem que seja pelo menos um pouc como ele, com "sangue nos olhos" e que venha a tirar esse peso dos teus ombros, assumir responsabilidades com vc e os meninos e não alguém que só te cause mais dor de cabeça e te ponha mais pra baixo do que vc está.
Meus sinceros votos de um feliz 2012.Estou sempre por aqui lendo seu blog.

Glauthiara disse...

Oi Marcele...
adoro ler seu blog, espero que me desculpe, mas gostei tanto desse seu post, que tive que copiar e colocar no meu blog...dá uma olhadinha lá...
Desejo a voce e seus pequenos, um ano de 2012 maravilhoso, com muitas realizações. Que vc continue essa pessoa maravilhosa e desejo toda felicidade do mundo pra sua vida! Um segredinho: tem dias que levanto um pouco desanimada com a vida, chego no serviço e leio seus desabafos e me sinto encorajada a seguir em frente! Te adoro, um feliz fim de ano pra vc!

Anônimo disse...

Eu penso exatamente assim e fico com "aquele" medo dos 30 porque é o tempo em que a gente imaginou estar com tudo na mais absoluta estabilidade. Enfim...2012 tb vai me deixar balzaca mas espero que pelo menos não chegue aos 30 já me preocupando com os 40! Bjs.

Janaína

Debby disse...

OI Cele
Nossa como te ler me faz bem, menina parabéns por tão bela maturidade em tão tenra idade.. Parabéns mesmo.
Bem, este seu preocupar com o Balzac eu já passei ! e agora o que me apavora é a idade da loba batendo em minha porta no ano novo rsrsr Pode ?
Principalmente quando colocamos nossos saldos na balança esses que vc tão bem explicou sobre nossas partes não tão moles mas cheia de cuidados, caminhadas matinais e cremes noturnos < diversos e para cada canto do corpo > rsrs e o ser mãe/pai/solteira/ profissional. Realmente apavora rsrss
Bjs e um excelente 2012
Debby :)
Muita paz , sorte e realizações sempre me sua vida.

Isabelle Gois disse...

"Desejo que NOSSO 2012 seja leve, seja doce e que tenha paz. E isso é Tudo."
Amém, lindoo!!!!
Desejo também de coração com as mesmas palavras :)