quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Você reconhece quando a felicidade chega?

"Você reconhece a felicidade quando ela chega? Sabe que está sendo feliz naquele momento? Espere um pouco antes de responder. Pense de novo.

Estamos falando de felicidade! Não de uma alegria qualquer. E qual é a diferença? Bem, descrever a felicidade não é fácil. Ela é muito recatada. Não fica ali, posando para a foto, sabe? Mas um Manual de Reconhecimento da Felicidade diria mais ou menos o seguinte: Ela é mansa. Não faz barulho. Ao mesmo tempo é farta. Quando chega, ocupa um espaço danado. Apesar disso, você quase não repara que ela está ali. Se chamar a atenção, não é ela. É euforia. Alegria. A licenciosidade de uma noite de Carnaval. Ou um reles frenesi qualquer, disfarçado de felicidade.

A dita cuja é discreta. Discretíssima. E muito tranquila. Ela te faz dormir melhor. E olha, vou te contar uma coisa: a felicidade é inimiga da ansiedade. As duas não podem nem se ver. Essa é a melhor pista para o seu Manual de Reconhecimento da Felicidade. Se você se apaixonou e está naquela fase  de pura ansiedade, mesmo que esteja superfeliz, não é felicidade. É excitação. Paixonite. Quando a ansiedade for embora, pode ser que a felicidade chegue. Mas ninguém garante.

É temperamental, a felicidade. Não vem por qualquer coisa. E para ficar então... ih, não conheço nenhum caso de alguém que tenha tido por perto a vida inteira. Por isso é tão importante reconhecê-la quando ela chega. Entendeu agora por que a minha pergunta? Será que você sabe mesmo quando está feliz? Ou será que você só consegue saber que foi feliz quando a felicidade já passou?"

(Ana Paula Padrão in: Istoé de 22fev/2012)

3 comentários:

Mirys + Guigo + Nina disse...

Uau! Acho que é o primeiro texto dela que eu leio. E adorei!

No momento, tô em outras fases, anteriores à essa felicidade. Mas, chego lá! Ah, se chego!!!

E desejo que você esteja por lá, também, pra gente tomar um café juntas.

Bjos e bençãos.
Mirys
www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

Isabelle Gois disse...

Lindo demais!!!
Beijoo

Raquel M.B.G. disse...

Adorei. Felicidade = Paz.